Companhias de Teatro Adulto

As Companhias de Teatro Adulto mostram a literatura dramática, por assim se diferencia aos outros gêneros, pois tem uma característica própria: a indispensável presença de seu público.

 No Brasil, o teatro surgiu no século XVI.

Na Bahia, o teatro só começou no século XX. Mas na 1ª década do mesmo século (XX), o cinema se apresentou como grande ameaça ao desenvolvimento do teatro baiano. E, só na próxima década, é que começaram a surgir companhias de artes dramáticas.

No Teatro Vila Velha os espetáculos eram apresentados em auditórios adaptados em colégio, clubes e praças públicas da capital e do interior. Em 1959, alguns alunos da primeira turma a ser graduada, pela escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), formam a primeira companhia teatral profissional da Bahia.

Em 1964, no dia 31 de julho, é inaugurado o Teatro Vila Velha.

A primeira peça teatral levada à cena no palco do Vila Velha foi “Eles Não Usam Black Tai”.

E o Bando de Teatro Olodum já existe desde o ano de 1991. Nascido no Pelourinho e formado somente por pessoas negras, hoje conta com mais de 30 componentes, todos vindos de oficinas promovidas.

O grupo já produziu mais de 20 espetáculos, além de atuações no cinema e na TV. Eles têm estética marcante, textos fortes e excelentes.

O bando continua a desenvolver a sua arte, com a mesma linha de reflexão, poesia e beleza. O Bando de Teatro Olodum já faz parte da história do teatro baiano.

Caio Gonzaga e Letícia
5ºB