Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira, nasceu em Salvador e passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música ouvindo Orlando Silva e Luiz Gonzaga.

Aos 9 anos, mudou-se para Salvador e começou a aprender acordeom. No fim dos anos 50, influenciado por João Gilberto, passou a tocar violão. Durante a faculdade de administração de empresas, conheceu a música erudita contemporânea.

Em 1962, gravou seu primeiro compacto solo e conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

 Em 1965, cantou a música '' Iemanjá '', no 5° Festival da Balança, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, que foi gravado pela RCA. No álbum '' Realce '', de 1979, mostrou seu interesse pelo reggae e o pop. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do estado, em Ituaçu. Na época lugarejo com cerca de 800 habitantes. Formou-se em 1965 e mudou-se com a esposa Belina para São Paulo.

Formado em administração de empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi na Gessy Lever. Nos anos 70, Gil acrescentou elementos novos da música africana, Norte-Americana e Jamaicana (reggae), ao já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a canção '' Eu vim da Bahia ''.

Felipe Cruz e Normando
5ºA